Nosso crescimento é o seu! E o seu sucesso é o nosso!

Entenda o que é os processos de carga e descarga e como funcionam

Capa Blog 26072023

Os processos de carga e descarga referem-se à movimentação de bens, mercadorias, ou materiais dentro e fora de um veículo de transporte, como caminhões, navios, aviões ou trens, bem como dentro e fora de um local de armazenamento, como um depósito ou armazém. Dessa forma, esses são processos fundamentais nas operações logística e na cadeia de abastecimento, especialmente para garantir que os produtos sejam movimentados com eficiência e segurança.

Neste contexto, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos o que é e como funcionam os processos de carga e descarga. Confira:

O que é processo de carga e descarga de mercadorias

A carga e descarga de mercadorias fazem parte do conjunto de atividades essenciais para o transporte rodoviário de cargas. Isso porque, é nesta etapa que ocorrem as chegadas e saídas de mercadorias e, devido a isso, deve-se buscar estratégias que visem a redução de custos e aumentar a segurança, com intuito de que todo processo seja realizado de maneira otimizada e bem gerenciada.

De maneira geral, nestes processos, são realizadas transferências de mercadorias entre um veículo, local de origem ou destino. Logo, é importante que seja feito seu controle a partir de cuidados minuciosos com equipamentos e a devida acomodação dos itens dentro do transporte, na intenção de reduzir os riscos de perdas e danos. Além do mais, é necessário atenção às normas de segurança e leis com o objetivo de assegurar a integridade das cargas e dos funcionários envolvidos. 

Afinal, como funciona o processo da carga?

A carga é o ato de colocar mercadorias ou materiais dentro de um veículo de transporte ou de um local de armazenamento. O processo de carga normalmente envolve as seguintes etapas:

Preparação: Antes de iniciar a carga, é necessário preparar o local e o veículo para receber os produtos. Desse modo, inclui atividades como a limpeza do espaço de carga, a inspeção do veículo  à segurança e a preparação dos materiais para o transporte, como embalagem adequada.

Carregamento: Nesta etapa, os itens são então carregados no veículo ou espaço de armazenamento conforme necessário. Dependendo do tipo de mercadoria e do veículo, isso pode ser feito manualmente, com equipamentos de carga ou até mesmo com o auxílio de guindastes.

Verificação: Após a carga, é de suma importância verificar se tudo foi carregado corretamente, conforme aspectos como se o peso está devidamente distribuído e se a carga está segura para o transporte.

E o processo de Descarga?

A descarga é o processo oposto à carga, isto é, a retirada de mercadorias ou materiais do veículo de transporte ou do local de armazenamento. Sendo assim, o processo de descarga normalmente segue estas etapas:

Chegada: Quando o veículo chega ao destino, ele é recebido pela equipe responsável pela descarga. No caso de chegada aos armazéns, os funcionários preparam o espaço para recebimento da carga.

Descarregamento: Os itens são removidos do veículo com cuidado para evitar danos. Dependendo da infraestrutura disponível, podem ser utilizados equipamentos como empilhadeiras e guindastes para agilizar o processo.

Conferência: Após a descarga, é realizada uma conferência para verificar se todos os itens foram entregues de acordo com o esperado e se há alguma ocorrência de danos ou perdas.

Portanto, os processos de carga e descarga são essenciais para a eficiência das operações logística, pois afetam o tempo de entrega, a integridade dos produtos e por conseguinte, a satisfação do cliente. Por essa razão, é importante que esses processos sejam bem planejados e executados com precisão para garantir maior fluidez das operações de transporte e armazenamento de mercadorias.

Dúvidas?
Entre em contato conosco