Nosso crescimento é o seu! E o seu sucesso é o nosso!

Entenda qual é a importância do transporte de cargas fracionadas

No setor logístico existem diversos desafios relacionados aos custos, ainda mais porque lida diariamente com diversos tipos de mercadorias. Dado isso, é de suma importância dispor de soluções diferenciadas para que consiga atender cada demanda de acordo com as devidas necessidades dos clientes e por consequência, garantir maior eficiência na distribuição e entrega.

Em função disso, existem atualmente algumas modalidades de transporte, como por exemplo, a carga fracionada, o qual tem como objetivo atender clientes que precisam enviar pequenas remessas, de diferentes embarcadores em uma mesma viagem, desde que possuam características similares e com destino próximos

Sendo assim, para que possamos entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos qual é a importância do transporte de cargas fracionadas. Confira:

Afinal, o que é o transporte de cargas fracionadas?

A modalidade de entrega denominada como transporte de cargas fracionadas, abrange o envio de mercadorias de pequeno porte, o qual diferentemente da carga completa, são itens que não ocupam o espaço total do veículo. Neste sentido, é possível que a origem seja a mesma, no entanto, os produtos serão enviados a destinos diferentes, mas desde que sejam próximos. 

Além do mais, existem alguns casos em que a indústria adquire peças de diversos fornecedores que são enviados para fábrica e, por isso, a transportadora geralmente opta pela consolidação de todos os pedidos em um só veículo.

Logo, percebe-se que essa forma de entrega surgiu devido a necessidade das pequenas e médias empresas, sendo que, em alguns casos, até mesmo as grandes empresas utilizam essa operação, mas especificamente quando a quantidade de produtos não são suficientes para ocupar o espaço do veículo. 

Vale ressaltar que na carga fracionada o frete é dividido entre os clientes que contrataram o serviço de entrega, além de todos os outros custos relacionados à operação.

E como funciona o transporte de cargas fracionadas 

De modo geral, a carga fracionada é formada por diversos pedidos com seus respectivos produtos e documentos. Por essa razão, é essencial que as transportadoras cobrem devidamente os seus serviços, a partir da adoção de tabelas de frete que leva em conta, os seguintes fatores:

  • Peso da mercadoria;
  • Dimensões da embalagem;
  • Preço da venda conforme a nota fiscal;
  • Trajeto do percurso entre o ponto de coleta e de entrega.

Desse modo, é importante avaliar questões como a combinação de peso e volume de cada mercadoria, além das dimensões e como acomodá-las corretamente. Isso porque, alguns itens podem ocupar bastante espaço, porém, apresentam peso abaixo da capacidade do veículo, enquanto outros são pequenos, mas são pesados.

Geralmente, as coletas das cargas ocorrem em diferentes pontos, através de veículos menores, em alguns casos, em diferentes cidades e, em seguida, são reunidos em único centro de distribuição. Com isso, ajuda as transportadoras no que concerne na organização das mercadorias, a fim de realizar as coletas em tempo hábil e consequentemente efetuar as entregas em diversas localidades. 

Como a operação de cargas fracionada auxilia na logística das empresas?

A operação de carga fracionada é fundamental para as empresas de pequeno e médio porte, já que isso auxilia no controle e organização das mercadorias. Assim, são disponibilizadas orientações sobre a otimização do fluxo logístico e suporte de informações realizadas por meio de relatórios gerenciais.

Neste contexto, garante-se um estoque mais compacto, o qual proporciona melhor a definição dos espaços de armazenagem para as cargas maiores. Certamente, isso facilita a localização e bem como a catalogação dos itens.

Entende-se que a partir do transporte de cargas fracionadas, a empresa contratante, ou seja, o embarcador, consegue alinhar os serviços de transporte e, então, suprir as demandas. Por conseguinte, resulta em múltiplos benefícios à todos os envolvidos, além de aumentar a lucratividade. 

Dúvidas?
Entre em contato conosco