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O que é e como funciona o redespacho de mercadorias

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Com o mercado logístico cada vez mais competitivo e exigente, as transportadoras passaram a lidar com maiores desafios e, por isso, precisam buscar alternativas visando expandir suas operações e consequentemente aumentar sua base de clientes. A partir disso, surgiram procedimentos diferenciados para otimizar as operações, como é o caso do redespacho, por exemplo. 

Dessa forma, o redespacho de mercadorias é um processo logístico que envolve o transporte de cargas de um local de origem para um destino final, com a intervenção de pelo menos duas transportadoras ou operadoras logísticas. De maneira geral, isso acontece quando uma transportadora inicial, conhecida como primária, não consegue efetuar a entrega direta das mercadorias ao destino final devido, principalmente, devido às limitações geográficas, falta de infraestrutura ou outros tipos de adversidades nas operações logísticas.

Diante disso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos o que é e como funciona redespacho de mercadorias. Confira:

O que é redespacho?

As operações de redespacho ocorrem somente quando a transportadora percorre uma parte do trecho e contrata outra empresa para finalizar o trajeto até o cliente final. Dado isso, o redespacho significa delegar parte do trajeto de uma entrega para outra transportadora. 

Neste caso, a divisão deste processo acontece da seguinte maneira:

  • A contratante, ou seja, a transportadora, é chamada de redespachante. Isso porque, possui responsabilidade com o embarcador e se compromete a entregar a carga no destino;
  • Já a contratada é chamada de redespachada e possui relação jurídica apenas com a empresa que a contratou, isto é, não possui vínculo com o embarcador.

Além disso, a distribuição é feita do seguinte modo:

  • A transportadora A (redespachante), coleta os pedidos na empresa do embarcador, fazendo o transporte da cidade 1 até a cidade 2, onde a redespachada embarca as cargas;
  • A transportadora B (redespachada), percorre o trajeto da cidade 2 até a cidade 3, ou outros locais e, realiza a entrega para o cliente final, concluindo a operação.

O que é redespacho intermediário?

Existe ainda o redespacho intermediário, onde uma terceira transportadora faz parte da operação. Sendo mais específico, essa transportadora é contratada para realizar um trecho intermediário, dividindo assim, as etapas do redespacho em três etapas e não somente duas.

  • Neste caso, a transportadora A coleta os pedidos com o cliente e percorre o primeiro trecho da cidade 1 até a cidade 2, onde o intermediário fará o embarque;
  • Em seguida, a transportadora B (intermediária), transporta a carga da cidade 2 até a cidade 3, onde a última etapa se inicia;
  • E a transportadora C faz o transporte do último percurso até a cidade 3 no destino, finalizando a operação.

Subcontratação

Também conhecida como terceirização, acontece quando a transportadora não realiza seus serviços de entrega com os próprios recursos. Neste sentido, é feita uma nova contratação que visa percorrer o trecho desejado, onde a empresa terceirizada efetua todo trajeto da coleta até o destino final. 

Afinal, como funciona o redespacho?

Primordialmente, todos os acontecimentos do redespacho devem ser documentados no CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), sendo este considerado um dos maiores desafios desse tipo de transporte. 

Logo, é fundamental que em operações complexas como o redespacho, onde duas ou mais transportadoras estão envolvidas em um mesmo processo, observem atentamente o planejamento a fim de que tudo ocorra dentro do prazo estabelecido e os custos não ultrapassem o orçamento.

Esse processo envolve uma série de desafios logísticos, como a sincronização de horários, a integração de sistemas de informação, o rastreamento de mercadorias e a garantia de que as mercadorias sejam transferidas e entregues com segurança. Em muitos casos, o redespacho de mercadorias é parte essencial da cadeia de suprimentos para garantir a distribuição eficiente e oportuna dos produtos aos consumidores finais.

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